sistemas

E-Sic – Sistema de Informação ao Cidadão

E-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão)

Descrição: O E-SIC é o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão. Ele permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Além disso, por meio do E-SIC, o solicitante pode acompanhar o andamento de seu pedido, receber a resposta da solicitação por meio eletrônico e entrar com recursos, entre outras ações.

Importância para uma Entidade Pública:

• Instrumento de Transparência Ativa e Passiva: O E-SIC serve não apenas para que o governo divulgue informações proativamente, mas também para que os cidadãos solicitem informações específicas.
  • Resposta Organizada: O sistema permite que os órgãos públicos atendam às solicitações de forma organizada, registrando e monitorando cada pedido.
  • Prestação de Contas: O E-SIC é uma ferramenta que permite a prestação de contas do poder público, demonstrando transparência e abertura à fiscalização da sociedade.

Benefícios:

• Facilita o Acesso à Informação: Por ser um sistema eletrônico, o E-SIC elimina muitas barreiras físicas e burocráticas, facilitando o acesso à informação.
  • Eficiência Administrativa: Com uma plataforma centralizada, os processos se tornam mais rápidos e as respostas aos cidadãos são mais eficientes.
  • Promoção da Democracia: Ao permitir que os cidadãos questionem e solicitem informações, o E-SIC promove um ambiente mais democrático, onde o governo é responsável perante a população.

Exigências da Lei de Acesso à Informação relacionadas ao E-SIC:

A Lei de Acesso à Informação (LAI) – Lei nº 12.527/2011 traz várias determinações e entre as relacionadas ao E-SIC, destacam-se:

• Garantia de Acesso: Os órgãos públicos devem garantir o acesso e a operação do sistema, permitindo que os cidadãos façam solicitações.
  • Tempo de Resposta: A LAI estabelece prazos específicos para a resposta aos pedidos de informação. O órgão tem até 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias, para responder.
  • Possibilidade de Recurso: Caso o pedido seja negado (total ou parcialmente), o cidadão tem o direito de recorrer, e o E-SIC deve fornecer mecanismos para isso.
  • Proteção de Dados: Os dados pessoais do solicitante devem ser protegidos, garantindo a sua privacidade.

Em resumo, o E-SIC é uma ferramenta essencial que operacionaliza a LAI, permitindo que os cidadãos exercitem seu direito de acesso à informação e promovendo um governo mais transparente e responsável. É uma ponte direta entre cidadãos e governo, incentivando a participação ativa da sociedade na administração pública.

Outras ferramentas

Clique e veja detalhes de cada ferramenta

Site Institucional

Plataforma oficial online de um município ou legislativo, fornecendo informações, serviços e notícias. Atua como principal canal de comunicação e transparência entre o governo municipal e os cidadãos.

Portal da Transparência

Plataforma online mantida por entidades governamentais que divulga, de forma aberta e acessível, informações sobre receitas, despesas, contratações, salários e outros dados relacionados à gestão pública.

Licitações e Contratos

Ferramenta online que centraliza e divulga processos licitatórios e contratos públicos, promovendo a transparência, equidade e eficiência nas contratações públicas.

macbook

E-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão)

Plataforma online que permite aos cidadãos solicitar informações a órgãos públicos, fortalecendo a transparência e a participação cidadã.

Ouvidoria Pública

Canal direto de comunicação entre cidadãos e governo, permitindo sugestões, reclamações e feedback. Fundamental para a melhoria contínua dos serviços públicos.

Diário Oficial do Município e do Legislativo

Publicação oficial que divulga atos e decisões do governo municipal e legislativo. Essencial para transparência, documentação e comunicação direta com o público.